Quem somos

Sobre a Clínica de Direitos Humanos da Unifesp

A Clínica de Direitos Humanos da Unifesp, criada em abril de 2020, é um projeto de extensão interdisciplinar dos cursos de Direito e Relações Internacionais do Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seu objetivo é trabalhar na construção e realização de ações, envolvendo um grupo multidisciplinar de estudantes e docentes da Unifesp e parcerias externas, para colaborar com grupos da sociedade civil na busca de acesso e realização dos direitos humanos. Em especial, tem a intenção de atuar na promoção de intervenções na realidade que contribuam com o acesso à justiça, a obtenção de respostas por violações de direitos, a construção de políticas públicas que promovam a democracia, a busca de condições para uma vida digna, a superação das desigualdades, e o fortalecimento das lutas por direitos.

Como projeto de extensão, a Clínica de Direitos Humanos da Unifesp desenvolve suas atividades em diálogo com parcerias externas, em especial com atores e grupos da sociedade civil que atuam no campo em que cada ação específica da Clínica acontece. Seus trabalhos articulam a extensão com atividades de ensino, pesquisa e prática jurídica.

Em seu primeiro ano de atividades (2020), com o objetivo de conhecer melhor a realidade dos direitos humanos na região onde o nosso Campus se situa, a CDH Unifesp realizou um mapeamento da sociedade civil atuante na região de Osasco. Além disso, deu início à elaboração de um banco de casos paradigmáticos de mobilização do direito na temática de direitos humanos. Em seguida, a Clínica passou a se dedicar à construção e realização de ações, envolvendo grupo multidisciplinar de estudantes e docentes da Unifesp e colaboradores/as externos/as, bem bem como parcerias com outros grupos e organizações. A partir de maio de 2021, com o início do Curso de Direito da Unifesp, estudantes de Direito também passaram a integrar o projeto, junto com estudantes de outros cursos.

Nossos principais objetivos

Em síntese, a Clínica busca desenvolver iniciativas na área dos direitos humanos em conjunto com segmentos da sociedade civil de fora da universidade, de maneira a produzir ações de intervenção de interesse público e contribuir com as lutas por direitos, seguindo os seguintes objetivos:

1) Realizar atividades de formação com estudantes;

2) Manter diálogo e construir ações em conjunto com movimentos sociais;

3) Trabalhar na construção de intervenção na realidade que, por meio da mobilização dos direitos humanos, contribuam com o acesso à justiça, a obtenção de respostas por violações de direitos, a construção de políticas públicas que promovam a democracia, a busca de condições para uma vida digna, a superação das desigualdades, e o fortalecimento das lutas por direitos;

4) Atuar prioritariamente com questões de direitos humanos relevantes para a região de Osasco.

Foto da capa: Alex Reipert - DCI/Unifesp