Atividades de estruturação

Banco de casos

O banco de casos paradigmáticos de direitos humanos pretende reunir um conjunto de casos de mobilização do direito relevantes no campo dos direitos humanos, de maneira a se tornar uma fonte que possa ser consultada para pesquisas acadêmicas, e que possa ser utilizada por docentes como ferramenta pedagógica. Além disso, o banco de casos poderá funcionar como referência para serem pensadas estratégias de ação em situações concretas em que a CDH Unifesp e outras iniciativas semelhantes estejam atuando.

Mapeamento da sociedade civil de Osasco

A equipe da Clínica realizou em seu primeiro ano de atividades (2020) um mapeamento das organizações da sociedade civil de Osasco, buscando identificar os grupos atuantes na cidade e quais são as questões de direitos humanos que enfrentam e promovem em suas lutas, bem como estabelecer um diálogo preliminar com alguns deles. A decisão por realizar o mapeamento partiu da percepção de que, tendo em vista os objetivos definidos para o projeto, seria importante partir de uma compreensão da realidade de direitos humanos vivida na região, como os grupos atuantes se organizam, e quais são os objetivos de suas ações. Considerou-se fundamental, ainda, conversar com os grupos nos campos em que se pretendesse atuar, para se compreender o que pensam sobre a forma como a universidade poderia contribuir com as suas lutas por direitos.

O levantamento foi realizado através de buscas na internet, da análise de atas dos conselhos municipais, e de conversas telefônicas com atores da sociedade civil e de órgãos do Estado. Todas as atividades foram realizadas virtualmente, em razão da pandemia de covid-19.


Foto da capa: PLOYPLOY - RawPixel